
MAPi nas escolas: um caminho para a participação e transformação social
abril 2, 2025 | por cidadeativa
Em 2024, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)*, como parte de sua missão institucional de difundir conhecimento para a sociedade por meio da transferência de novas tecnologias, deu início ao projeto MAPi, uma iniciativa de mapeamento digital colaborativo que coloca estudantes como protagonistas na coleta e análise de dados urbanos. Através da combinação de ferramentas tecnológicas e atividades práticas, o projeto abre espaço para que jovens explorem questões urgentes de seus territórios, como mobilidade urbana, acesso à alimentação e desafios climáticos.
O MAPi tem como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil na discussão sobre a cidade e gerar dados qualificados que possam subsidiar tanto ações locais nas escolas e seus entornos quanto, no futuro, políticas públicas mais amplas. Essa abordagem cria uma ponte única entre academia e comunidades por meio da educação cidadã, tecnologia social e planejamento urbano participativo.
No final do ano passado a Cidade Ativa se uniu ao projeto para colaborar e conduzir o desenvolvimento das metodologias de trabalho com as escolas e o processo de engajamento.
Atualmente, o MAPi se prepara para sua fase piloto, que será realizada entre fevereiro e maio de 2025 em três escolas públicas de São Paulo – duas da rede municipal e uma estadual, localizadas na Vila Andrade, Canindé e Vila Clarice. O projeto envolverá turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, permitindo testar a abordagem em diferentes faixas etárias e contextos educacionais.
Nas últimas semanas, a equipe do projeto tem realizado reuniões de alinhamento e visitas presenciais às escolas participantes para entender as particularidades de cada território e co-criar as atividades. Neste momento, encontra-se em fase de planejamento detalhado, definindo as dinâmicas que irão guiar a interação dos estudantes com a plataforma MAPi e com as questões urbanas de seus bairros.
Os próximos meses prometem trazer grandes experiências, tanto para os estudantes e educadores envolvidos quanto para a equipe do projeto. Fique de olho nas nossas redes sociais para acompanhar os primeiros resultados 🙂
Equipe do projeto em visita guiada pela professora no entorno da escola.
Crédito: CEM.
* Sobre o Centro de Estudos da Metrópole
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.