
Oficina internacional sobre Programas de Mobilidade Escolar: Traçando caminhos para a América Latina e Caribe
abril 1, 2025 | por cidadeativa
Na última semana de março, estivemos em Bogotá, Colômbia, para o Primeiro Encontro do Laboratório de Políticas Públicas de Mobilidade Escolar Segura, do projeto Bem Público Regional. O evento, promovido para o intercâmbio de experiências práticas, reuniu cidades da América Latina e do Caribe. Durante o evento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (@el_bid) e Tecnológico de Monterrey (@FuturoCiudades), conduzimos atividades dinâmicas de troca de conhecimentos e aprofundamento dos casos de estudo de Argentina, Colômbia, Brasil, Peru e República Dominicana. Essas discussões são parte essencial do diagnóstico que estamos elaborando para apoiar diretrizes voltadas à implementação de programas de mobilidade escolar segura para crianças e adolescentes na região.

Tivemos o privilégio de conduzir múltiplas atividades interativas, combinando sensibilização e práticas teóricas, para proporcionar trocas de experiências sensíveis e profundas entre os participantes. Nosso objetivo foi aprofundar os avanços dos programas de mobilidade escolar em implementação na Argentina (Guaymallén), Colômbia (Bogotá), Brasil (Recife, Salvador, Curitiba e Jundiaí), Peru e República Dominicana.
No primeiro dia de encontro, a apresentação desses casos de sucesso serviu como base para um rico intercâmbio de experiências e desafios, além da cocriação de estratégias voltadas ao avanço e fortalecimento desses programas, com protagonismo dos representantes das cidades e países participantes.
Já o segundo dia de atividades do encontro foi focado na ampliação de repertório sobre mobilidade escolar segura e nas perspectivas para a continuidade do projeto Bem Público Regional. @Irap e @Fundación Gonzalo compartilharam ferramentas e estudos de caso valiosos. Na parte da tarde, uma imersão prática no programa Niñas y Niños Primero, da Secretaria Distrital de Movilidad, permitiu que participantes acompanhassem alunas e alunos em seus trajetos de volta à casa: os caminhos foram feitos à pé, com a iniciativa #Ciémpies, e por bicicleta, acompanhando crianças inscritas no #Al Colégio en Bici. Reforçando o compromisso com a continuidade e fortalecimento dessas ações, participantes foram incentivados a pensar em conjunto sobre os próximos passos do Laboratório de Políticas Públicas de Mobilidade Escolar Segura.
“Para além das valiosas trocas de conhecimento técnico sobre o tema da mobilidade escolar, as oficinas serviram para que participantes se (re)conhecessem como agentes de transformação e se engajassem com os objetivos a longo prazo do Bem Público Regional. Saímos do encontro animadas com os próximos passos dessa iniciativa.”
(Gabriela Callejas, Cidade Ativa)
Mas não paramos por aí! Aproveitamos a viagem para aprofundar nosso diagnóstico nas iniciativas do programa “Niñas y Niños Primero”, que fez de Bogotá uma referência no tema, ampliando as visitas técnicas para outros territórios onde os projetos #Ciémpies e #Guardacaminos estão implementados. Visitamos duas escolas do bairro Bosa (Colégio INEM e PVIJM Paulo VI), no sudoeste da capital, para contrastar com a visita realizada durante a oficina em Suba (Colégio José Maria Velaz), que está a noroeste da cidade. As visitas fazem parte do diagnóstico que estamos realizando sobre Programas de Mobilidade Escolar das cidades e países beneficiários do Bem Público Regional.
Voltamos para casa com a bagagem transbordando e cheias de motivação para avançar na construção deste projeto. Agradecemos a oportunidade de refletir em conjunto e pelos dois dias de trocas inspiradoras com as pessoas representantes das cidades e países participantes. Deixamos um obrigada especial à anfitriã @Secretaría Distrital de Movilidad, e às demais organizações e pessoas envolvidas @Irap @Fundación Gonzalo @UNICEF @Marcelo Blumenfeld.