
“Se essa rua fosse nossa…” foi tema da Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas e fomos convidados para compartilhar nossas experiências
novembro 29, 2018 | por cidadeativa
Dia 07 de novembro estivemos na Universidade Braz Cubas para compartilhar as experiências da Cidade Ativa durante a Semana de Arquitetura e Urbanismo. O tema da semana foi voltado para a transformação dos espaços da cidade através da atuação do profissional da área e, abordou também, a importância de processos participativos para articulação e envolvimento dos atores impactados.
Mariana Wandarti e Nathalie Prado, da equipe Cidade Ativa, iniciaram a apresentação com um panorama geral sobre como o desenho da cidade influencia em diversos fatores, como: meio ambiente, saúde pública, economia e questões sociais, que são diretamente impactados pelo planejamento urbano. E então, foram apresentados conceitos de como podemos planejar as cidades para que incentivem pessoas a escolherem hábitos de vida mais saudáveis e ativos.
Para instigar a discussão, elas introduziram a seguinte reflexão:
Com essa questão em mente, foram apresentadas iniciativas e metodologias de pesquisa da Cidade Ativa que consideram a experiência do usuário como elemento fundamental em todas as etapas do processo: Safári Urbano; Leituras Urbanas e Olhe o Degrau.
Ao finalizar a exposição, foi iniciado um grande debate com os mais de 120 alunos e professores presentes. Os temas tratados foram diversificados: desde como arquitetos urbanistas conseguem atuar no terceiro setor até como podemos viabilizar ações de transformação na cidade. Foi uma noite animada e inspiradora para todos nós!
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
