Mobilidade em Transformação

A iniciativa “Mobilidade em transformação: pessoas que movem cidades”, idealizada pela parceria entre Cidade Ativa e Fundação Grupo Volkswagen, oferece um espaço de formação e prototipação de ações que transformem a mobilidade urbana. 

O curso online “Mobilidade em Transformação” aborda de forma dinâmica conceitos e práticas sobre a temática da mobilidade urbana. Criado em 2021, envolveu 35 especialistas e já alcançou cerca de mil participantes de 25 estados brasileiros, resultando em mais de cem projetos de mobilidade urbana idealizados. 

O vídeo resume a experiência do primeiro ano do curso online (2021).

No segundo ano de atuação (2022), além do curso virtual, a iniciativa lançou uma frente de assistência técnica. Esse eixo oferece oportunidades para a aplicação prática dos aprendizados do curso e ajuda a viabilizar a implementação de projetos dos participantes. Na cidade de Registro, em São Paulo, o programa apoiou em 2022 a construção de 600 m de ciclofaixas e de mais de 1.400 m² de novas áreas para pedestres, beneficiando diretamente mais de 11 mil pessoas que frequentam o local. Já em Angra dos Reis (RJ), no Parque Mambucaba, 22 mil pessoas serão beneficiadas por 2,3 km de ciclofaixas, 1.580 m² de espaços para pedestres e 15 novas faixas de pedestres, atualmente em fase de implementação (2023).

Em 2023, a iniciativa manteve o curso e a frente de assistência técnica e incluiu um novo eixo: o Laboratório de Mobilidade Urbana. O laboratório é um espaço para formação continuada de ex-cursistas e foi estabelecido com o objetivo de impulsionar ações concretas a partir das ideias e aprendizados do curso. Nove participantes de cinco estados já passaram pelo laboratório para aprimorar suas propostas de ações de mobilidade em diferentes temas e estágios.

A ação da assistência técnica em Registro/SP (2022) transformou o centro da cidade.

Nesses três eixos de atuação, o Mobilidade em Transformação trata a questão da mobilidade urbana em linha com as principais discussões globais sobre cidades. Em âmbito global, por exemplo, a Organização das Nações Unidas aprovou em 2016 a Nova Agenda Urbana, que estabelece padrões globais para o desenvolvimento urbano ao longo dos próximos 20 anos. O acesso equitativo à mobilidade sustentável e a promoção de espaços que incentivem deslocamentos a pé e de bicicleta, por meio de redes bem projetadas de ruas e espaços públicos seguros, são alguns dos princípios que norteiam esse documento. Já em âmbito nacional, a Lei n 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, determina que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes tenham seus próprios Planos de Mobilidade Urbana, a fim de orientar o desenvolvimento da mobilidade nas cidades.

O trabalho da iniciativa Mobilidade em Transformação é guiado por sete objetivos:

  • difundir e promover a troca de conhecimento sobre mobilidade urbana
  • sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância dos diferentes atores envolvidos
  • fomentar o envolvimento desses participantes nas discussões sobre o tema em suas cidades
  • construir pontos de convergência entre abordagens e interesses diversos
  • valorizar perspectivas plurais
  • apoiar a implementação de ações concretas
  • engajar os participantes como agentes de transformação

Em três anos de atuação, o projeto obteve resultados que reforçam a importância de colocar a transformação da mobilidade em pauta nas cidades: 

  • Cerca de mil participantes de 25 estados participaram do curso. 
  • Mais de cem projetos de mobilidade urbana apresentados na formação. 
  • Mais de 1.400 m² de novas áreas para pedestres construídas na cidade de Registro (SP) com apoio da iniciativa, beneficiando pelo menos 11,5 mil pessoas.
  • No Parque Mambucaba em Angra dos Reis (RJ), estão em fase de implementação 2,3 km de ciclofaixas, 1.580 m² de área para pedestres e 15 novas faixas de pedestres, beneficiando cerca de 22 mil pessoas.
  • 9 ações de ex-cursistas receberam apoio personalizado através do Laboratório de Mobilidade.