Caminhabilidade no Programa Cidades e Soluções

07/12/2016 | por cidadeativa

Com foco na caminhabilidade, o Programa Cidades e Soluções da Globo News investigou os aspectos que fazem as cidades serem mais ou menos convidativas ao caminhar e algumas iniciativas que promovem o deslocamento a pé em São Paulo no especial “A vida dos pedestres nos ambientes urbanos”.

Danielle Hoppe e Ana Nassar do ITDP Brasil comentaram sobre o desenvolvimento da ferramenta que calcula a caminhabilidade nas cidades brasileiras e a aplicação piloto feita na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro estudo do tipo realizado no país.

Diversos grupos e organizações vem trabalhando em prol dos pedestres, como mostra a pesquisa Como Anda. É o caso do Super Ando, inspirado no super-herói mexicano Peatónito: ele é um dos responsáveis por trazer visibilidade àqueles mais vulnerável no sistema viário das cidades. Já a Corrida Amiga, que estimula o transporte a pé nas cidades do país, mostrou como se dá a solicitação de uma corrida amiga voluntária e a importância de estar com o pé na rua por uma cidadania mais ativa. A iniciativa é inspirada no Bike Anjo, que ajuda as pessoas a se deslocarem com bicicleta.

Outras iniciativas foram abordadas no programa, com os passeios do SampaPé! e o projeto Olhe o Degrau, da Cidade Ativa. As intervenções de requalificação realizadas em escadarias da cidade de São Paulo são uma estratégia para retomar esses locais como atalhos importantes na rede de mobilidade a pé e também para revelar o potencial desses lugares para serem praças e locais de encontro e permanência.

Rafaella Basile, da Cidade Ativa, conta sobre as iniciativas do Olhe o Degrau.

 

A matéria completa pode ser acessada aqui: