Lab.MaP – Laboratório de Ação Direta Pela Mobilidade a Pé

Andar a pé é peça fundamental para ajudar a superar os desafios das mudanças climáticas e auxiliar na transição de paradigma, rumo à mobilidade de baixo carbono. Como uma resposta a esse e outros tantos desafios enfrentados pelos/as pedestres, em cidades brasileiras, o Lab.MaP – Laboratório de Ação Direta Pela Mobilidade a Pé vem responder a esse chamado! 

Uma iniciativa desenvolvida pelo Projeto Como Anda com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Trata-se de uma oportunidade para reunir diferentes atores locais e envolver governo, sociedade civil, universidade e empresas para cocriarem ou fortalecerem, conjuntamente, soluções em defesa e de fomento à mobilidade a pé no Brasil.

A 1a Edição do Lab.MaP (2021) foi uma jornada coletiva de aprendizagem realizada virtualmente. Um processo de capacitação e mentoria que possibilitou o desenvolvimento da estratégia e planejamento das ações propostas pelas 10 iniciativas selecionadas, aprofundadas em estudos, coleta e processamento de informações e dados. 

A jornada foi dividida em 04 compassos – Teórico, Ferramental, Prático e Comemoração. Com base em encontros semanais via plataforma digital, as diferentes dinâmicas de interação dos

participantes tinham como disparadores não só a indicação de materiais de apoio como também a visão de diferentes especialistas, gravada em episódios de áudio hoje disponíveis no canal Podcast Como Anda. Todo este conhecimento ofertado enriqueceu as conversas virtuais para favorecer o desenvolvimento dos projetos ao longo do processo. Ao final, foram 5 meses de trabalho envolvendo 60 participantes e 18 especialistas convidados, além dos 15 episódios de podcast, como disparadores de trocas.

É nesse cenário que o Lab.MaP 2021 se constituiu como um notável hub da mobilidade a pé, como uma instância de conexão e difusão oferecendo mentoria e apoio e recebendo experiências e informações que abarcam diferentes cidades brasileiras.

Confira como foi o Lab.MaP!

Evento de encerramento do Laboratório. Crédito: Como Anda