Praia Urbana

04/08/2015 | por cidadeativa

O dia ensolarado não foi o único responsável pelo clima praiano que tomou conta da escadaria da rua Alves Guimarães, em Pinheiros, São Paulo, no último domingo. Na terceira etapa do projeto Olhe O Degrau, realizado pela organização Cidade Ativa, voluntários pintaram degraus, muros e até uma das casas com águas vivas e outros motivos marítimos em oficina liderada pela grafiteira e artista visual Mari Pavanelli.

“Pensei em fazer uma grande água viva nos degraus para que seus tentáculos transparecessem esse movimento fluido, como ondas. A gente não tem o marzão, mas isso aqui é uma praia, um lugar onde as pessoas podem vir, sentar, conversar, fazer um picnic… Enfim, confraternizar e proporcionar essa troca entre o espaço e as pessoas”, explica a artista.

Para ela, o grafite ajuda a receber melhor quem chega ao local. “Ele deixa o espaço esteticamente mais alegre, mais convidativo, com cara de bem cuidado. A gente trazer o grafite pra pintar a escadaria é como comprar um quadro novo para deixar sua casa mais agradável”.

Quem viu a mudança de perto foi a arquiteta Gabriela Franco, moradora do sobrado que faz esquina com a escadaria, que concordou em pintar sua fachada e integrar a casa ao projeto. “Acho massa porque as pessoas já ocupavam esse espaço, mas se você deixa ele mais acolhedor, pintando e colocando mobiliário, elas vêm mais. Isso mostra que o espaço público é de todo mundo”.

Prova disso é que, no domingo, as pessoas começaram a aparecer antes mesmo de a oficina acabar. Um dos atraídos pelo movimento foi o aspirante a programador Vicente Detoni, de 8 anos, que mora em frente à escadaria e até entrevistou a coordenadora de projetos do Cidade Ativa, Rafaella Basile. Ele acha o projeto superlegal, concorda que mudou bastante o espaço, e fez esse vídeo que você confere aqui.

Além da oficina, o projeto Olha o Degrau já promoveu duas ações na escadaria, que serve como piloto para projetos em outros bairros. Na primeira, foram pintados tapumes; na segunda, voluntários ajudaram a montar e instalar seis bancos e uma mesa de picnic. Atualmente, a Cidade Ativa está trabalhando em conjunto com o Instituto Cidade em Movimento (IVM) para requalificar uma escadaria no bairro Jardim Ângela.

Para acessar o album de fotos da oficina, clique aqui.

Confira também a matéria da Folha de São Paulo.

Texto elaborado por Carolina Castro.

Crédito: Cidade Ativa