
Equidade urbana e participação de jovens no Connected Smart Cities 2025
outubro 2, 2025 | por cidadeativa
Em 24/09/2025, participamos do Connected Smart Cities, o maior evento da América Latina dedicado a debater inovação e soluções para cidades. Estivemos em uma mesa sobre equidade urbana e cidades para mulheres, jovens e diversidade, ao lado de Solange Luz (Conexão Favela), que destacou como as periferias são berço de inovação e inclusão para a juventude; Ronaldo Novoa (Instituto Reddogs), que apresentou os desafios enfrentados por pessoas com diversidade e o papel dos cães de assistência na promoção da acessibilidade; e Rogério Rai (Aromeiazero), que trouxe a bicicleta como ferramenta de inclusão e mobilidade sustentável.
Nossa contribuição, representada por Mariana Wandarti Clemente, apresentou as ações da Cidade Ativa para ampliar a participação de jovens nos processos de tomada de decisão, com destaque para a segurança viária. A mediação ficou por conta de Debora Sotto (Mackenzie), que com muita sensibilidade costurou as falas, conectando perspectivas distintas de forma complementar.
O encontro foi um espaço potente de troca, em que cada participante trouxe experiências e projetos que buscam enfrentar desigualdades e abrir caminhos para cidades mais seguras, inclusivas e acolhedoras. O diálogo evidenciou como iniciativas vindas do terceiro setor, da gestão pública e de outros campos podem se somar e se fortalecer mutuamente. Mais do que compartilhar práticas, reafirmamos juntas e juntos que equidade urbana só é possível quando abrimos espaço para a diversidade de experiências e perspectivas.
Créditos das imagens: Cassimano
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

MAPi nas escolas: um caminho para a participação e transformação social

Oficina internacional sobre Programas de Mobilidade Escolar: Traçando caminhos para a América Latina e Caribe

Redesenhando Cidades Para Crianças: A Cidade do Sim

2024: Quando o desejo é coletivo.
