Seminário online abordou conceitos e benefícios de Ruas Completas

26/03/2018 | por cidadeativa

Ruas caminháveis foi tema do primeiro Seminário Online Ruas Completas, oferecido pelo WRI Brasil e Frente Nacional de Prefeitos. O objetivo desses encontros virtuais é apoiar profissionais de diversas áreas a colocar os princípios das Ruas Completas em ação.

Gabriela Callejas, da Cidade Ativa, e Paula Santos, do WRI Brasil, falaram sobre os elementos urbanos que podem ser inseridos em um projeto de rua completa e os impactos que essa transformação pode trazer para a população e para a economia local. Durante a primeira apresentação, Paula trouxe o conceito de Ruas Completas e os diferentes modais que devem ser considerados no seu planejamento e projeto: o transporte a pé, a bicicleta, o transporte público coletivo e, por último, os demais veículos privados que fazem o deslocamento de pessoas e cargas no território. Na sequência, Gabriela tratou das especificidades da rede de mobilidade a pé, sua complexidade, as escalas em que que manifesta e os diferentes elementos que a constituem. A especialista também lembrou dos benefícios de se investir no transporte a pé e, para concluir, fez um convite para os participantes conhecerem o projeto Como Anda.

Em oito encontros, sempre na última segunda-feira de cada mês, os seminários online irão explorar temas relacionados à construção de ruas mais seguras, saudáveis e equânimes. O próximo seminário “Como financiar Ruas Completas?” acontecerá no dia 23 de abril e contará com a participação de Henrique Evers, Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, e Gislene Pereira, Professora Associada da Universidade Federal do Paraná.

O vídeo do primeiro seminário está disponível aqui.