Começou mais uma ação Olhe o Degrau em Ermelino Matarazzo

20/11/2017 | por cidadeativa

No início de novembro a equipe Cidade Ativa esteve em campo para dar início ao diagnóstico da ação do Olhe o Degrau em Ermelino Matarazzo, realizada em parceria com a EMEF João Franzolin Neto e apoiada pela Fundação Fenômenos.

Os dados coletados estão em fase de processamento e análise, mas já é possível identificar algumas dinâmicas do local. Através da  contagem de fluxo de pessoas na escadaria, percebe-se que a maioria dos usuários são os alunos da escola. Além disso, com o mapeamento de atividades de permanência dos usuários, identifica-se  uma forte presença de pessoas fumando no local.

Fluxo de pessoas é principalmente de estudantes da escola. Crédito: Cidade Ativa


Equipe Cidade Ativa em campo realizando entrevista com usuários do escadão. Crédito: Cidade Ativa

Para entender o perfil das pessoas que passam por ali e quais são os trajetos realizado a pé (considerando que foram mapeadas mais 12 escadarias em um raio de até 2 km do objeto de estudo), foram aplicados questionários com os usuários. Nota-se que mais homens responderam às entrevistas do que mulheres, representando 57% e 43% das respostas respectivamente. Ao serem questionados sobre a percepção em relação à escadaria, relatam a sensação de insegurança que está associada diretamente ao uso de drogas no local.

Em breve traremos uma análise mais detalhada sobre a escadaria, que nos dará subsídios para a elaboração de um projeto de intervenção.Acompanhem!