Olhe o Degrau na zona leste de São Paulo

05/10/2017 | por cidadeativa

Neste mês vamos dar início a mais uma ação da iniciativa Olhe o Degrau!

A Cidade Ativa foi selecionada no concurso Desafio Fenômenos, da Fundação Fenômenos, para realizar uma requalificação de escadaria localizada na zona leste de São Paulo, em frente à E.M.E.F João Franzolin Neto.

Em 2014, a escadaria foi objeto de estudo dos alunos e professores da escola, que se engajaram e iniciaram um projeto de educação ambiental para abordar questões relacionadas a sustentabilidade e conservação do meio ambiente.

Hoje em dia o escadão é muito utilizado pelos estudantes e funcionários da escola, além dos pais e mães que aguardam a entrada e saída dos alunos. Em uma primeira visita a campo, a equipe da Cidade Ativa obteve algumas impressões sobre o local como, acúmulo de lixo, falta de manutenção da área verde e de mobiliário urbano, que indicaram alguns desafios presentes no local.

A premissa do concurso Desafio Fenômenos foi de selecionar ações que contemplem atividade física e sustentabilidade em áreas vulneráveis da cidade de São Paulo, com ideias de soluções para algum problema presente nessas áreas. Além da Cidade Ativa, foram selecionados mais dois grupos: Canto da Arte Jaguaré, com construção de pista de caminhada e bicicletário na zona oeste e o Coletivo Dente de Leão, com a proposta de requalificar um trecho de um parque linear em Sapopemba.

No dia 05/10 tivemos o primeiro encontro para dar início ao projeto e também conhecemos a equipe da Fundação Fenômenos os outros grupos vencedores em um momento de muita comemoração e trocas de experiências.

Acompanhem! Traremos em breve mais informações sobre o desenvolvimento do projeto.


Primeiro encontro entre as iniciativas selecionadas pelo concurso Desafio Fenômenos.
Crédito: Fundação Fenômenos