
São Miguel Mais Humana
dezembro 1, 2016 | por cidadeativa
No dia 19 de Novembro, marcamos presença no evento Rua Para Todos, na Praça Getúlio Vargas Filho, em São Miguel Paulista. Realizada em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, a ação faz parte do projeto de requalificação urbana e segurança viária para a Área 40 de São Miguel, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. A produção do evento é realizada em conjunto com: MobiLab, CET-SP, VitalStrategies, Nacto – Global Designing Cities Initiative, ITDP Brasil e CitiFoundation. Também colaboraram ANTP, Bijari, Cidade Ativa, Jovens Brasil,Pingpoint, Red Ocara, Scipopulis e Urb-I.
São Miguel Paulista é um distrito da zona leste de São Paulo, com altos índices de atropelamentos e acidentes de trânsito, principalmente na Avenida Marechal Tito, considerada a mais mortal da cidade de São Paulo em 2014 (CET, Relatório de Acidentes, 2014).
A intervenção realizada no local faz parte da iniciativa São Miguel Mais Humana, que visa reduzir a velocidade dos veículos no perímetro da Área 40, delimitado pela CET com base no levantamento de acidentes que envolvem pedestres e veículos motorizados.
A Praça Getúlio Vargas Filho, próxima às conexões de transporte e localizada no centro comercial de São Miguel Paulista, apresenta grande movimentação de pessoas durante todo o dia, confirmando a vocação do local para os pedestres. Porém, o desenho viário do local não privilegia quem caminha por ali, possuindo calçadas muito estreitas, falta de travessias sinalizadas e extensos espaços voltados ao estacionamento de veículos.
A intervenção temporária teve como principal objetivo testar e simular parte do projeto de requalificação urbana e segurança viária de São Miguel Paulista, desenvolvido pelo escritório 23 Sul Arquitetura, vencedores do concurso realizado para a área. O desenho foi representado com tinta e mobiliário urbano, como cadeiras de praia, guarda-sóis e tapete de grama, além de diversas atividades para crianças e adultos ao longo do dia.
Além disso, outras iniciativas estão sendo desenvolvidas dentro da iniciativa São Miguel Mais Humana, voltadas para a conscientização da população sobre questões de segurança viária. Em outubro, a Cidade Ativa participou de um debate no Mobifilm São Miguel Paulista, a convite da ANTP e da arquiteta Irene Quintáns, junto com alunos da Escola Dom Pedro I. Após o festival de filmes sobre o tema, foi realizado um concurso com os alunos promovendo a produção de vídeos ou cartazes que informassem ações para melhorar a segurança viária da região.
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
