Urbanização de dois trechos de margem do Rio Capibaribe

|

Estruturado pela Cidade Ativa, junto com a especialista Vanessa Espínola, o diagnóstico participativo apoia o projeto de Urbanização de dois trechos de margem do Rio Capibaribe, em Recife, desenvolvido pelo Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design. Inserido no âmbito do projeto CITinova, com apoio financeiro do GEF – Global Environment Facility e coordenação do Porto Digital e ARIES, o projeto piloto consiste em conectar os bairros da Iputinga (no Parque do Caiara) e do Parnamirim (próximo ao Museu Murillo La Greca).

A urbanização prevê tanto a criação de elementos urbanos básicos, como calçadas, acessibilidade e sinalização de orientação, mas também a criação de espaços de lazer e estar, com mobiliário urbano, elementos lúdicos e tecnológicos. 

O diagnóstico participativo foi elaborado em 2020, com todos os cuidados necessários diante do contexto de restrição social impostos com a pandemia de Covid-19, para identificar hábitos de usuários do entorno das áreas de intervenção, levantar expectativas e necessidades das comunidades dos bairros Iputinga e Parnamirim em relação à intervenção, dando insumos para a definição do Programa de Necessidades básico do projeto. A identificação de comportamentos, mapeados através de metodologias quantitativas e qualitativas, deram pistas sobre como provocar mudanças na forma como atores envolvidos no processo se relacionam com o Rio Capibaribe, atualmente pouco conectado na dinâmica cotidiana das comunidades, possibilitando sugestões variadas para o projeto de urbanização em alinhamento com esses públicos. O Coletivo Massapê contribuiu com a condução das atividades presenciais propostas pela equipe do diagnóstico. 

O processo contou com uma série de atividades, organizadas em cinco etapas de trabalho. Entre elas, as “jornadas de engajamento” para públicos específicos, determinando ferramentas alinhadas com cada grupo de atores. Com este desenho, a perspectiva de gênero e da criança foram grandes destaques ao longo do diagnóstico, que se atentou às demandas específicas e pouca visibilidade desses públicos em projetos urbanos. Consolidado em relatório técnico de suporte ao projeto, o diagnóstico incluiu recomendações de projeto, de sensibilização e viabilização de processos e modelos de gestão, bem como propôs indicadores de referência para avaliação de impacto e monitoramento em diversos temas – todas embasadas em informações obtidas em levantamentos e nas atividades conduzidas durante as jornadas de engajamento. 

Em 2021, a equipe coordenou também o Plano de Comunicação Social, que infomará e engajará as comunidades durante as obras dos píeres.