Resultados Olhe o Degrau Cotoxó

03/04/2017 | por cidadeativa

Quais foram as mudanças no escadão após a reforma?

A equipe Cidade Ativa realizou novas medições na escadaria da Rua Cotoxó para verificar o quanto a reforma na escadaria, realizada entre setembro e dezembro de 2016 pela Incorporadora Brookfield, impactou no cotidiano e na vida das pessoas que passam por ali. Foram realizadas medições em campo e entrevistas com a mesma metodologia dos levantamentos iniciais.

reforma na escadaria da Cotoxó, assim como difundido pela iniciativa Olhe o Degrau, revelou o potencial que o local tem para ser um atalho interessante, agradável e seguro para os pedestres, além de uma grande oportunidade para as pessoas se encontrarem, relaxarem, brincarem, se exercitarem e desfrutar de vistas deslumbrantes.

Assim como acontece em outras escadarias da cidade, a escadaria da Rua Cotoxó sofria com o abandono e falta de cuidados, que levava a um cenário de insegurança que reforçava ainda mais sua não utilização. A avaliação dos resultados da reforma da escadaria da Rua Cotoxó revelou um impacto bastante positivo para a região, que se reflete na alta satisfação dos moradores e usuários e no fluxo e permanência mais constantes no local.

Sequência de imagens revelam as principais permanências na escadaria.
Crédito: Cidade Ativa

A aprovação da reforma pelos moradores e usuários da escadaria foi muito grande: 94% dos entrevistados disseram que gostaram da requalificação. Além disso, de maneira geral, a impressão sobre a escadaria melhorou expressivamente: a percepção de um lugar “agradável” foi de 10% para 74%, enquanto que houve redução da insegurança ou medo de 64% para 5%. A nota que os entrevistados deram para a escadaria também aumentou consideravelmente: foi de 2,39 para 4,35, numa escala de 1 a 5, sendo 1 péssimo e 5 ótimo.


Gráficos mostram percepção dos usuários antes e depois da reforma
Crédito: Cidade Ativa

Qualitativamente, os entrevistados apontaram as mudanças que mais agradaram:os elementos mais citados foram visibilidade, corrimão e grafites, sendo que 61% deles apontou que não havia nada ruim na reforma.

Os entrevistados também deram sugestões para uma melhoria contínua do escadão, tendo sido

o segundo ponto mais citado melhoria da iluminação (14%). A maioria das pessoas não citaram nenhum tipo de recomendação (38%). Outras propostas indicaram mobiliário desportivo, lixeiras, horta, árvores, bancos, cobertura – elementos que tornariam a escadaria mais convidativa ao estar e permanência.


Nuvem de palavras mostra sugestões dos usuários para futuras melhorias na escadaria.
Crédito: Cidade Ativa