
Segurança viária em São Paulo: um estudo sobre as Áreas 40
fevereiro 26, 2016 | por cidadeativa
A Cidade Ativa está desenvolvendo um estudo sobre algumas áreas 40 da cidade de São Paulo. A Área 40 é um perímetro onde é regulamentada a velocidade máxima de 40 km/h. Ela tem como objetivo melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos.
Nossa equipe está em campo coletando dados sobre as vias e intersecções, com foco na segurança viária das pessoas, inseridas em três áreas 40 da cidade – Brás, Lapa e Santana. Por se tratarem de regiões próximas a grandes infraestruturas de transporte e com intensas atividades econômicas, estão sendo avaliados os conflitos entre pedestres e veículos nas três áreas.

Fonte: Cidade Ativa
Para a escolha dos pontos de medição, foram analisados, em cada uma das áreas, infraestrutura de mobilidade, uso do solo e principais referências, como equipamentos, estações de transporte, parques. Visitas de campo permitiram observar as dinâmicas locais, nas quais foram identificadas vias com alto fluxo de veículos e pedestres, intersecções problemáticas e principais pontos de atração que servem como origem e destino dos deslocamentos nas áreas.
O estudo considera, para cada um dos diferentes pontos de medição, o levantamento de dados qualitativos e quantitativos de vias e intersecções através de medições de fluxo e permanência, levantamento geométrico e entrevistas com usuários em diferentes períodos do dia. Foram adaptadas metodologias do active design, do Jan Gehl e da própria Cidade Ativa para o estudo.

Fonte: Cidade Ativa
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
