2019 na Cidade Ativa
19/12/2019 | por cidadeativa
Este foi um ano de muita movimentação. Tivemos que parar. Parar e olhar, para fora e dentro de nós, e nos perguntar, mais uma vez: a que viemos? Este foi um ano que nos exigiu muita reflexão. E como uma forma de equilibrar todo esses movimentos, de resistir a todas as provocações e inquietações, foi um ano que nos exigiu muita calma, foco e persistência.
Comemoramos cinco anos de história e, junto com esse processo de olhar tudo o que foi construído, amadurecemos nossa essência. Foi um ano para rever nossa atuação e de nos fortalecer. De trocas entre a equipe espalhada pelo mundo a grandes aprendizados individuais. Nosso processo ainda não terminou. E talvez nunca termine, porque refletir e reinventar faz parte do que a Cidade Ativa é e pratica. 2019 foi um ano de movimento coletivo!
Nós, todos nós, vivemos um ano inquietante. Um ano em que aquilo em que acreditamos foi, uma e outra vez, questionado ou desvalorizado. E se para muitas organizações esse foi um ano de resistência e luta, para nós foi um ano em que paramos para nos perguntar: como podemos melhor contribuir para nosso país hoje? Por isso, foi também um ano mais desacelerado mas, ainda assim, com ações que valeram a pena. Testamos um novo modelo de atuação com o #olheodegrau Escadario, levamos essa iniciativa para o cenário de discussão internacional na Walk 21; realizamos a #leituraurbana na Penha que permitiu avaliar o projeto de intervenção tática implementado pelos nossos parceiros NACTO e da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito; iniciamos uma nova fase do projeto #comoanda, que pretende fortalecer as organizações que atuam com incidência política e que querem defender a mobilidade a pé nas #eleiçõesmunicipais2020; participamos do nosso primeiro podcast e compartilhamos nosso trabalho em oficinas e palestras com diversos públicos; participamos de diversos eventos e encontros nacionais e internacionais (EUA, Reino Unido e Países Baixos) sobre a relação das pessoas e das cidades, bem como o que nos espera (ou o que construiremos!) para o futuro. Tudo isso só foi possível porque tivemos ao nosso lado parceiros que também defendem cidades inclusivas, resilientes e saudáveis para todos. Além disso, alcançamos mais de 10 mil pessoas que também compartilham com a gente nossa visão no Facebook.
Pensar que temos você, junto com a gente nessa, nos motiva a fazer mais, e melhor. Desejamos um 2020 repleto de aprendizados e de ações. E que nossos caminhos continuem se cruzando.