Oficina Colaborativa do Olhe o Degrau Escadario aconteceu em clima junino

31/07/2019 | por cidadeativa

Ocorreu no último dia de junho a oficina colaborativa da sexta ação do Olhe o Degrau. A ação Escadario é liderada pelo grupo de moradores do bairro e a Cidade Ativa vem prestando um serviço de acompanhamento e compartilhamento de experiências que auxiliam e orientam a construção desse processo, que resultará na futura transformação do espaço das escadarias locais.

Como parte do processo de engajamento tradicionalmente realizado pela Cidade Ativa, as equipes organizaram um evento como uma intervenção temporária que mudou pontualmente o cenário cotidiano da escadaria e, no caso desse projeto, da rua Pernambuco também. O intuito do evento foi de propiciar o encontro entre moradores e usuários do espaço, a aproximação da comunidade em relação aos locais que serão transformados, e ao projeto em si. É através desse encontro que a vizinhança pode compartilhar seus anseios, expectativas sobre a reforma, sugestões e, principalmente, conhecerem uns aos outros. É também um “termômetro” para avaliação da articulação da vizinhança para os próximos passos do processo e indicador para posterior ocupação no espaço reformado. 

Por ter sido realizado no mês de junho, as equipes decidiram atribuir o tema de Festa Junina, que reuniu mais de 250 pessoas. O evento aconteceu na rua Pernambuco, em trecho próximo à esquina com a rua Rio de Janeiro. Para garantir a segurança dos usuários da via e dos participantes da festa e, para acima de tudo, demonstrar alternativas de formas de usar e compartilhar os espaços públicos do bairro, a Cidade Ativa solicitou o fechamento da rua Pernambuco para veículos junto à CET e Subprefeitura da Sé. Essa foi a primeira vez em que uma oficina colaborativa não foi realizada dentro dos limites da escadaria objeto de estudo nas ações da Cidade Ativa. Essa escolha foi feita em conjunto com o GT Escadario que, por conta das condições físicas do local e do espaço disponível, optou por realizar a festa no leito carroçável da rua Pernambuco.

Rua para pessoas. Crédito: Cidade Ativa

Com ajuda de moradores, a primeira Festa Junina da rua Pernambuco contou com uma grande oferta de comidas típicas, providenciadas de forma voluntária pelas famílias que moram na rua e no entorno. Outros itens de organização do evento foram financiadas através de uma campanha coletiva por meio de recompensas, ferramenta que mobilizou comércios locais e atores relevantes através da doação de materiais que foram disponibilizados na plataforma. A movimentação na rua chamou a atenção de muitas pessoas que passavam pelo local, que acolheram com muita animação a informação sobre o evento e futuro projeto de reforma da escadaria.

A Cidade Ativa ficou responsável por elaborar ferramentas e atividades de engajamento, através das quais moradores e demais participantes do eventos puderam compartilhar informações sobre seus hábitos, suas vivências do bairro, suas impressões sobre a escadaria e demais espaços públicos, e ideias sobre como requalificar os espaços do bairro, em especial a escadaria. Foram realizadas diversas pesquisas através de diferentes atividades, como Painéis Interativos, ferramenta que abre espaço para a opinião dos participantes sobre o projeto; Caminho da Roça, um percurso realizado com as famílias presentes e que teve como proposta o (re)conhecimento do local e as possibilidades de transformação desse espaço, liderada pela equipe da Carona a Pé; a Escadaria Falante, uma série de pôsteres com curiosidades sobre o uso da Escadario, que é a escadaria mais próxima do local, e perguntas que levaram usuários e os moradores do bairro a refletir sobre o papel dessa passagem nos deslocamentos a pé dentro do bairro; Correio Elegante e Mapa Afetivo, ferramentas de engajamento entre os participantes do evento ligadas à escadaria e outros espaços do bairro e tinha por objetivo identificar como as pessoas se enxergam (e se elas se enxergam) na escadaria, através da troca de cartões entre duas pessoas. Os cartões foram fixados no mapa de acordo com a localização do conteúdo das resposta, processo que resultou no mapeamento de algumas referências de espaços públicos, serviços e lugares com os quais as pessoas se identificam no bairro.

Também foram realizadas outras atividades de engajamento com as crianças do bairro, como a Projetaria, um espaço criativo dedicado a colorir desenhos específicos da escadaria, e a Maquetaria, uma atividade que incentivou as crianças a explorar ideias para a transformação do espaço através de uma maquete. Os resultados dos diversos tipos de dados coletados na festa junina serão compilados em um relatório final do processo, produzido para o GT Escadario. O relatório tem por objetivo sistematizar todas as análises e histórico da ação, além de indicar diretrizes para um projeto de intervenção, que orientará os próximos passos do grupo de moradores para a transformação das escadarias locais e entorno.