
Seminário online abordou conceitos e benefícios de Ruas Completas
março 26, 2018 | por cidadeativa
Ruas caminháveis foi tema do primeiro Seminário Online Ruas Completas, oferecido pelo WRI Brasil e Frente Nacional de Prefeitos. O objetivo desses encontros virtuais é apoiar profissionais de diversas áreas a colocar os princípios das Ruas Completas em ação.
Gabriela Callejas, da Cidade Ativa, e Paula Santos, do WRI Brasil, falaram sobre os elementos urbanos que podem ser inseridos em um projeto de rua completa e os impactos que essa transformação pode trazer para a população e para a economia local. Durante a primeira apresentação, Paula trouxe o conceito de Ruas Completas e os diferentes modais que devem ser considerados no seu planejamento e projeto: o transporte a pé, a bicicleta, o transporte público coletivo e, por último, os demais veículos privados que fazem o deslocamento de pessoas e cargas no território. Na sequência, Gabriela tratou das especificidades da rede de mobilidade a pé, sua complexidade, as escalas em que que manifesta e os diferentes elementos que a constituem. A especialista também lembrou dos benefícios de se investir no transporte a pé e, para concluir, fez um convite para os participantes conhecerem o projeto Como Anda.
Em oito encontros, sempre na última segunda-feira de cada mês, os seminários online irão explorar temas relacionados à construção de ruas mais seguras, saudáveis e equânimes. O próximo seminário “Como financiar Ruas Completas?” acontecerá no dia 23 de abril e contará com a participação de Henrique Evers, Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, e Gislene Pereira, Professora Associada da Universidade Federal do Paraná.
O vídeo do primeiro seminário está disponível aqui.
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
