Cidades caminháveis: o presente do amanhã

19/03/2018 | por cidadeativa

Quanto tempo passará até chegar o futuro?
E quanto tempo passou desde que o presente se tornou passado?
O futuro desperta curiosidade. Mas a verdade é que, por não saber o que acontecerá, a ansiedade se manifesta.
Por outro lado, tudo que já passou, não à toa, é chamado de passado. O tempo que, por ter passado, não existe mais.
O equilíbrio entre esses tempos é um presente. O único momento que oferece possibilidades para agir.
Futuro, para imaginar.
Passado, para aprender.
Presente, para estar.
O presente do amanhã é a oportunidade de criar, hoje.
E fazer valer à pena quando esse presente for lembrança.

Essa foi a reflexão proposta pelo primeiro TEDx organizado em Campinas-SP. O evento aconteceu no dia 17 de março, no Teatro Municipal Castro Mendes, e contou com palestrantes convidados, mestre de cerimônias, além de falas de organizadores e vídeos disponibilizados na plataforma TED.

Após centenas de sugestões recebidas e um longo processo de seleção, o “presente” oferecido pela dedicada equipe do TEDx Campinas ao público foram 12 ideias inspiradoras de especialistas e entusiastas das mais diversas áreas, que incluem: Ciência (Ana Carolina Zeri); inclusão (Carolina Pinho); inteligência artificial (Claudio Pinheiro); esporte (Daniel Dias); moda sustentável (Eloisa Artuso e Fernanda Simon); alimentação (Fabio Chaves); cultura (Felipe Jannuzzi); igualdade de gênero (Itali Pedroni Collini); música (Luisa Puterman e Bruno Garibaldi); e exponencialidade (Maurício Bueno).

Gabriela Callejas, da Cidade Ativa, foi convidada a falar sobre o futuro das nossas cidades – e porque ele será mais caminhável. Através de sua história pessoal e profissional, Gabriela revelou cinco motivos que a fazem lutar diariamente por cidades que valorizam o transporte a pé: cidades mais caminháveis têm cidadãos mais engajados, saudáveis, são mais inclusivas, eficientes e, ainda, oferecem alternativas ao uso do carro, valorizando os demais meios de transporte. Assim, com uma possível migração modal – do carro para o deslocamento a pé – as cidades caminháveis ainda trazem uma série de benefícios relativos a redução do número de veículos nas ruas.

“O que te move?” perguntou Gabi às pessoas presentes no evento. Crédito: Leandro Tortella

“O que te move?” perguntou Gabriela às mais de 800 pessoas presentes no evento, levando-as a refletir sobre suas escolhas no dia a dia. O projeto Como Anda, uma iniciativa da organização Cidade Ativa em parceria com Corrida Amiga, foi apresentado como uma plataforma que reúne organizações que também trabalham pela causa. Esse “ponto de encontro” das organizações que atuam em prol da mobilidade a pé tem como objetivo a divulgação dessa importante pauta, o fortalecimento da rede e das próprias organizações. Através de ferramentas online, o Como Anda permite que os grupos se vejam na rede, se conheçam e reconheçam ainda outras motivações e as muitas formas de atuar e lutar por cidades mais caminháveis.

O vídeo oficial da palestra será divulgado em breve nas redes sociais e no site oficial do evento: https://www.ted.com/tedx/events/24099

Gabriela Callejas e Rafaella Basile, da Cidade Ativa, no TEDx Campinas. Crédito: Cidade Ativa