Semana de Políticas Públicas da UFABC debate transporte e mobilidade urbana

08/06/2017 | por cidadeativa

Entre os dias 6, 7, 8 e 9 de Junho acontece a II Semana de Políticas Públicas da UFABC. Trata-se de um evento organizado pelos discentes do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC para promover debates sobre o setor público com o objetivo de estimular o conhecimento e o poder de mobilização da sociedade civil.

Dentre os diversos temas abordados na Semana como políticas de saúde, gênero, educação, judicialização e participação social, a Cidade Ativa foi convidada para a mesa de “Políticas Públicas de Transporte e Mobilidade Urbana” junto com Silvana Zioni, professora da pós graduação em Planejamento e Gestão Territorial da UFABC, e com o coordenador do Mobilab, Rafael Tartaroti.

Crédito: CAPOL UFABC

A partir de pontos de vista e vivências da sociedade civil, academia e poder público, foram debatidas as políticas públicas de transporte e mobilidade urbana, com destaque para a mobilidade a pé e os transportes coletivos. Silvana Zioni, moderadora da mesa, abriu a conversa falando da importância dos processos participativos no planejamento da mobilidade urbana. Rafaella Basile, da Cidade Ativa, apresentou dados da pesquisa Como Anda, indicando um “boom” do surgimento de grupos, coletivos e organizações a partir de 2013 e revelando como eles têm influenciado a política pública em favor dos pedestres em diversas cidades do Brasil. Rafael Tartaroti, por sua vez, falou de novos modelos de concessão para os transportes públicos e apresentou o MobiLab, Laboratório de Mobilidade Urbana, como referência para introduzir inovação e tecnologia para dentro da administração pública.

Crédito: CAPOL UFABC

O debate com alunos e participantes do evento levantou temas como o planejamento das redes cicloviárias, o sucateamento dos transportes públicos, a ausência de planejamento do transporte metropolitano, as instâncias participativas relacionadas à mobilidade urbana como o CMTT, as soluções para a acessibilidade ao transporte e à cidade e a mobilidade a pé como forma de se relacionar com a cidade.

Ao final do evento, a professora Silvana Zioni convidou todos os participantes a acompanharem o plano da UFABC Sustentável e contribuírem com ideias e propostas para a mobilidade do campus de São Bernardo do Campo.