Cidade Ativa discute mobilidade na Cidade Universitária

10/04/2017 | por cidadeativa

A Cidade Ativa, representada por Ramiro Levy, participou no dia 28/03 da discussão sobre mobilidade na Cidade Universitária com enfoque na qualidade de vida e sustentabilidade ambiental do Campus. Os presentes apresentaram conceitos relacionados à saúde e mobilidade (Prof. Paulo Saldiva – Instituto de Estudos Avançados), estudos relacionados ao conforto ambiental realizados como parte das atividades curriculares na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Prof. Roberta Kronka Mülfarth, Assessora Técnica de Gabinete da SGA), experiências pessoais sobre como não depender de automóveis em São Paulo (Matthew Shirts, Jornalista, colunista da Radio Band News) e também a experiência e os resultados do PedalUSP, projeto piloto de compartilhamento de bicicletas realizado em 2011 por alunos da Poli-USP (Larissa Rahmilevitz, Engenheira Ambiental da Comparti Bike).

Ramiro Levy, da Cidade Ativa, participou do debate.
Crédito: SGA Superintendência de Gestão Ambiental – USP Meio Ambiente

Ramiro acrescentou ao debate os aspectos relacionados a mobilidade a pé, sua articulação com os demais modos de transporte e a relação com a urbanidade do Campus. Ressaltou ainda que é necessário uma visão integral dos modais de modo a criar um ambiente que propicie a possibilidade de escolhas à comunidade USP e visitantes, e de como uma cidade caminhável propicia um ambiente mais saudável e seguro para seus moradores.

A moderação do debate contou com A Profa. Patrícia Iglecias (Superintendente de Gestão Ambiental da USP e Prof. Osvaldo Shigueru Nakao (Superintendente de Espaço Físico da USP e Prefeito do Campus Capital USP), que intermediaram as falas dos convidados contextualizando com os projetos e obras já realizadas ou planejadas para a Cidade Universitária no que diz respeito à mobilidade, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.

O evento foi transmitido ao vivo e encontra-se disponível na página do IEA – Instituto de Estudos Avançados da USP aqui: http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2017/mobilidade-na-cidade-universitaria