Formação Cidade Ativa no escritório modelo da Fiam Faam

01/12/2016 | por cidadeativa

No segundo semestre de 2016, o escritório modelo, do curso de arquitetura e urbanismo, desenvolveu uma série de diagnósticos (etapa 1) utilizando os conceitos Active Design e Observações Urbanas (Jan Gehl). De outubro a novembro foram desenvolvidas propostas de projetos (etapa 2) inspiradas no concurso público Áreas 40 promovido pela Prefeitura do Município de São Paulo e que premiou projetos que incentivassem a convivência pacífica e segura (reduzindo acidentes e atropelamentos por meio do projeto urbano) entre a mobilidade motorizada e não motorizada (pedestres, ciclistas e outros) nas ruas de São Paulo.

Com o apoio da organização social Cidade Ativa, foi realizado um workshop que teve por objetivo apresentar as ferramentas e instrumentos para a realização de pesquisas (Safári Urbano, medições, painéis interativos) bem como os diagnósticos das áreas de estudo.

Os projetos tem como premissa atender aos princípios de Cidades Seguras que objetivam a promoção de espaços públicos destinados à caminhabilidade do cidadão e também que atendam às necessidades de segurança para a mobilidade não motorizada.

Em 19 de novembro de 2016, alguns dos diagnósticos desenvolvidos foram apresentados na Universidade Anhembi Morumbi, no XII Encontro Científico e de Iniciação Científica. A programação com o nome dos participantes e seus trabalhos encontra-se aqui.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos sob orientação da Profª Drª Helena Degreas utilizando o Active Design para desenvolvimento de projetos urbanos. O trabalho faz parte do Projeto de Pesquisa Sistemas de Espaços Livres: projeto, produção e gestão do espaço urbano do FIAM-FAAM Centro Universitário em parceria com a Cidade Ativa.

Diagnóstico e proposta da Rua Taguá

Equipe 01: Erika Lima Lopes, Rafaella Ayumi Kaneko e Vitor Manabe Zadra. Para acessar o projeto clique aqui.

Diagnóstico e proposta para Rua 25 de Março

Equipe 02: Maira Brigitte Moraes Pelissari , Ariadne Silva de Souza e Adriano Andrade dos Santos Lopes Araujo.

Diagnóstico e proposta para região no Jaraguá

Equipe 03: Ligia Frediani da Silva, Kristie Yuka Yokoyama, Renan F. Ribeiro Zupelli e Wagner Godoy.

Diagnóstico e proposta para Rua Agostinho Rodrigues Filho

Equipe 04: Ana Paula Gusmão, Fernanda Jimenez, Marcella Crosato e Priscila Ibacache. Para acessar o projeto clique aqui.

 

Diagnóstico e proposta para Rua Dona Júlia
Equipe 05: Antonio Andre Marques Recacho, Amanda Messias Bernardes de Oliveira, Beatriz Stein, Byanca Velasco Alves, Délio Durvalino Moraes e Frederico Fernandes. Para acessar o projeto clique aqui.

 

Diagnóstico e proposta para canteiro central na Av. Domingos de Morais
Equipe 06: Amanda Abreu, Rafael Prado, Carolina Dias Gloeden, Vinicius Zoia, Guilherme Menegatti e Leonardo Baciga Menotti.

Apresentação final da proposta para a Cidade Ativa.
Crédito: Helena Degreas