Resultados do Olhe o Degrau Jardim Ângela

22/07/2016 | por cidadeativa

O que mudou no escadão depois da intervenção?

Nos dias 23 (quinta-feira) e 25 (sábado) de junho, a equipe da Cidade Ativa foi ao Jardim Ângela para verificar o quanto a intervenção no escadão, realizada em 10 e 11 de Junho, impactou no cotidiano e na vida das pessoas que passam por ali. Foram realizados levantamentos em campo com a mesma metodologia dos levantamentos e pesquisas feitos antes da ação.

Os resultados mostraram uma positiva melhoria do espaço em relação à intervenção, com relação ao fluxo de pessoas, às diferentes permanências e opinião dos usuários, de acordo com as medições e entrevistas.

Crianças descansando em banco feito na oficina após a aula. Crédito: Cidade Ativa

Os dados coletados indicam que as ações trouxeram um fluxo mais constante de pessoas ao longo do dia, tanto durante a semana quanto aos finais de semana.

Um dado relevante é que no sábado foi identificado um fluxo de pessoas que entram por alguma extremidade da escadaria mas não completam o percurso, o que é possivelmente motivado pela presença de mobiliário urbano para descansar e pelos novos espaços de estar no escadão.

Diagramas resumem medições de fluxo. Crédito: Cidade Ativa
Gráficos resumem medições de fluxo. Crédito: Cidade Ativa

Com relação à permanência, os dados indicam que houve aumento de atividades de estar no escadão, com presença de modalidades variadas, como crianças brincando, pessoas em pé e sentadas em bancos, contemplando uma maior diversidade de atividades no espaço.

Diagramas resumem medições de permanências. Crédito: Cidade Ativa
Gráficos resumem medições de permanências. Crédito: Cidade Ativa

Foram aplicadas também entrevistas e, de maneira geral, a impressão sobre a escadaria melhorou. A impressão de um lugar “agradável” foi de 13% para 63%, um aumento expressivo para o local. Além disso, houve redução do número de pessoas que apontou alguma insegurança ou medo do local, indo de 53% para 31%. A nota que os entrevistados deram para a escadaria também aumentou consideravelmente. A média foi de 2,68 para 4,11, numa escala de 1 a 5, sendo 1 péssimo e 5 ótimo.

Resumo da impressão dos moradores e usuários sobre o escadão antes e depois da intervenção. Crédito: Cidade Ativa

Também foi reaplicada a questão sobre o que ainda estava ruim na escadaria. A limpeza, campeã de respostas, apareceu novamente nos votos dos entrevistados, apesar de ter diminuído de 88% para 75%.

Por fim, os entrevistados deram sugestões para uma melhoria contínua do escadão, tendo sido apontados elementos como acessibilidade (corrimão e podotátil), rampa, jardim, wif-fi, iluminação, mobiliário desportivo, limpeza, mais bancos, entre outros.

Moradores e usuários do escadão apontam elementos que ainda podem melhorar. Crédito: Cidade Ativa

O relatório de todo o processo de pesquisas e desenvolvimento do projeto está publicado online, para acessá-lo clique aqui.