Painéis interativos para a sua Cidade dos Sonhos

29/06/2016 | por cidadeativa

2016 é ano de eleições municipais e já tem gente mobilizada em ampliar e influenciar o debate!

O Cidade dos Sonhos, lançado no mês de junho, quer coletar os sonhos de pessoas de todas as regiões sobre quatro temas fundamentais para o futuro das cidades brasileiras: energia, mobilidade, áreas verdes e resíduos. A coleta dos sonhos permitirá influenciar a discussão política de maneira que os temas abordados no projeto apareçam com grande força durante o período eleitoral e possam ser absorvidos como parte das propostas das candidatas e candidatos.

A partir de agosto, os sonhos criados nesta plataforma e nas ações de rua servirão como ferramentas para dialogar com candidatas e candidatos às prefeituras, cobrando para que adotem medidas concretas a fim de transformar os sonhos em realidade. Assim, o Cidade dos Sonhos pretende oferecer um canal de comunicação direto entre as pessoas e as candidatas e candidatos.

Além do engajamento virtual realizado pelo site e redes sociais do projeto, uma série de atividades de rua serão realizadas em parceria com outras organizações, tendo como objetivo incentivar a participação de eleitores de todo país.

De maneira a levar a coleta para as ruas e acessar o maior número de eleitores possíveis, o Cidade dos Sonhos está utilizando a metodologia de painéis interativos.

Sobre a metodologia de painéis interativos

A Cidade Ativa desenvolveu, ao longo de seus projetos e pesquisas, uma metodologia de painéis interativos de pesquisa, um modelo livre e replicável em qualquer comunidade. É um método que torna pesquisados e pesquisadores em agentes de transformação da realidade.

Os painéis interativos geram valores que vão muito além das estatísticas. Aqui, não há amostra definida, todos são convidados a participarem e darem sua opinião. Por isso, os painéis, sempre grandes e coloridos, são também uma maneira de chamar a atenção para um tema e educar, trazendo informações e fazendo o pesquisado refletir.

O mais interessante de participar de uma pesquisa em um painel interativo é poder visualizar as respostas dos outros e compreender como sua opinião está frente à opinião do todo. É uma metodologia que fortalece a construção de um consenso em uma comunidade e dá visibilidade a grandes ideias. Basta que uma única boa sugestão vinda da mente de uma pessoa apareça no painel para que as demais apoiem essa iniciativa.

A parceria também realizou um vídeo super interessante sobre a metodologia, contando sobre seu surgimento, objetivos e dicas para aplicar na sua pesquisa!

Acesse www.cidadedossonhos.org , participe, divulgue e sonhe!