Escadaria no Jardim Ângela será reformada em ação colaborativa

01/06/2016 | por cidadeativa

A comunidade do Jardim Ângela ganhará uma nova opção de lazer. Nos dias 10 e 11 de junho, voluntários da Cidade Ativa, GED Inovação, Bayer e IVM – Instituto Cidade em Movimento, além da população local, se reunirão para reformar uma escadaria pública localizada no bairro.

O programa faz parte das comemorações à Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada de 30 de maio a 5 de junho, e conta com o patrocínio da Bayer que em 2016 comemora 120 anos de presença no Brasil.

O projeto Olhe o Degrau, que busca reformar escadarias na cidade, é idealizado pela ONG Cidade Ativa desde 2014. Nesta ação, foi firmada uma parceria com a GED Inovação, liderada por Gabriel Estevam Domingos, um dos vencedores do Programa Embaixadores Ambientais da ONU em parceira com a Bayer em 2012, e que desenvolveu uma tinta ecológica que é produzida a base de resíduos da indústria de fertilizantes.

A ação faz parte do projeto Olhe o Degrau-Jardim Ângela, iniciado em março de 2015, resultado de um estudo mais amplo chamado de Passagens Jardim Ângela (confira mais informações abaixo), criado e financiado pelo IVM – Instituto Cidade em Movimento, que propõe uma abordagem multidisciplinar do território, integrando a comunidade no mapeamento de passagens tradicionais e elaboração de propostas de melhoria da mobilidade local.

No dia 10 de junho, voluntários farão grafites nos muros laterais das escadarias, mosaico a partir de azulejos nos degraus, instalações de lixeiras ecológicas, além de bancos para lazer e descanso. No segundo dia do evento, 11, está prevista uma celebração na comunidade para inauguração do projeto. Outras organizações que se mobilizaram pela causa estarão presentes para colaborar com as atividades como Ciclo Social Arte, Escola Estadual Oscar Pereira Machado, Grêmio Transformação Jovem, Família Nakamura, Unidos do Macari, Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, Comunidade Cidadã e IVM – Instituto Cidade em Movimento.

Sobre o projeto Passagens Jardim Ângela

Lançado há dois anos, Passagens é o programa internacional do IVM que coloca em destaque os articuladores da mobilidade como escadarias, passarelas, pontes, entre outros.

Em outubro de 2015, como parte do projeto Passagens do IVM, foi realizada a oficina Escadão dos Sonhos, que coletou dados e reuniu ideias dos alunos da Escola Estadual Oscar Pereira Machado sobre o que seria a escadaria dos sonhos. Foi uma primeira atividade que iniciou o processo de transformação do local. Dando continuidade, as ações de transformação previstas para a escadaria serão implementadas através de oficinas participativas nas quais alunos, moradores do bairro e voluntários poderão colocar a “mão na massa”.

“Para nós, é uma satisfação muito grande poder concretizar o projeto que desenvolvemos no ano passado junto com a comunidade do Jardim Nakamura. Acreditamos que a participação na construção das melhorias na escadaria criará um engajamento da população com o local”, revela Rafaella Basile, da Cidade Ativa.

Olhe o Degrau: Ação na Escadaria – Oficinas de Grafite, Mosaico e Mobiliário

Onde: Rua Miguel Dionísio Valle, 96 – Jardim Nakamura – Jardim Ângela – São Paulo
Quando:  10 e 11 de Junho (sexta-feira e sábado) das 8h00 às 18h00
Patrocínio: Bayer
Realização: Cidade Ativa e GED
Apoio: IVM – Instituto Cidade em Movimento, Ciclo Social Arte, Escola Estadual Oscar Pereira Machado, Grêmio Transformação Jovem, Família Nakamura, Unidos do Macari, Comunidade Cidadã, Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design