Escadarias do Jardim Ângela no SPTV: saiba como ajudar o projeto Olhe o Degrau

07/03/2016 | por cidadeativa

A equipe do jornal SPTV esteve na região do Jardim Ângela junto com a Cidade Ativa para falar sobre as inúmeras escadarias e a importância dessas passagens no bairro. Com foco na acessibilidade das pessoas, a matéria apontou também os problemas de sinalização, limpeza e iluminação presentes nos escadões que fazem com que esses locais tenham seu uso desencorajado.

Tiago Scheuer, repórter do SPTV, e Rafaella Basile, da Cidade Ativa, discutiram sobre os escadões do Jardim Ângela. Clique na imagem para acessar a matéria na íntegra. Crédito: G1/SP.

O projeto Olhe o Degrau, que busca aumentar o reconhecimento sobre as escadarias da cidade e recuperar suas condições de uso transformando-as em espaços públicos de qualidade, está na região do Jardim Ângela desde o ano passado fazendo estudos e propostas para essas passagens. O estudo faz parte do projeto Passagens, coordenado pelo Instituto Cidade em Movimento.

Desenvolvido pela Cidade Ativa, o Olhe o Degrau Jardim Ângela já mapeou e avaliou 14 escadarias na região e elaborou uma proposta colaborativa de intervenção em uma delas, a Escadaria Pereira Machado. Ainda em andamento, a proposta envolveu a opinião da comunidade e, a partir da leitura dos dados obtidos em campo, das conversas com entrevistados e ideias discutidas durante uma oficina com alunos de uma escola, a Cidade Ativa explorou o potencial da escadaria de se consolidar como espaço público de encontro. Com o intuito de construir relações entre as pessoas que por ali passam e promover a permanência e o lazer no local, foi desenvolvido um projeto para configuar a escadaria como um espaço cívico em uma região escassa de espaços públicos.

Proposta para intervenções na Escadaria Pereira Machado, na região do Jardim Ângela. Crédito: Cidade Ativa.

Nesse momento, a Cidade Ativa e outros movimentos da região, como o Ciclo SA e Familia NK, estão buscando recursos e doações para viabilizar as oficinas de intervenção na escadaria.

Se interessou e gostaria de participar do projeto?

Caso tenha doações de recursos ou materiais (como tinta e madeira), escreva para nós no email contato@cidadeativa.org.

Caso queria participar como voluntário das oficinas, inscreva-se aqui na nossa lista de voluntários.