
Primeiro seminário internacional voltado exclusivamente à mobilidade a pé tem início em SP
novembro 26, 2015 | por cidadeativa
Seminário Internacional Cidades a Pé acontece de 25 a 28 de novembro em São Paulo. Durante o evento especialistas brasileiros e estrangeiros se reúnem por cidades humanas.

Créditos: Cartlos COG
Teve início nesta quarta-feira (25) em São Paulo o seminário internacional Cidades a Pé, organizado pela ANTP em parceria com o Banco Mundial. Pioneiro e inédito no Brasil o evento que vai até sábado trata de um tema urgente do mundo contemporâneo: a humanização das cidades, pela ótica daqueles que a percorrem a pé.
A abertura do evento contou com a oficina Infraestrutura e Mobilidade a Pé, minsitrada pela arquiteta e urbanista Meli Malatesta. Com mestrado e doutorado pela FAU USP e 35 anos de serviços prestados à CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, Malatesta dedica sua atividade profissional totalmente à mobilidade não motorizada, a pé e de bicicleta.
Em sua apresentação a urbanista fez uma abordagem histórica da mobilidade no país, seguida pela descrição dos elementos da mobilidade a pé, que transcendem a calçada e a faixa de pedestres, incluindo, por exemplo, o calçadão, as praças, as galerias e as vielas. “Travessia não é só faixa de pedestre, temos as passarelas, as passagens subterrâneas ou as lombo-faixas. Paisagismo, iluminação, banco, banheiro público, tudo isso faz parte da estrutura da mobilidade a pé”, afirmou a especialista.
No período da tarde, a também arquiteta e urbanista Gabi Callejas, cofundadora da Cidade Ativa, conduziu a oficina de caminhabilidade que incluiu um safari urbano pelas calçadas do entorno do Instituto Tomie Ohtake, onde se realiza o evento. A programação completa você pode conferir no link do evento: Cidades a Pé.
O Seminário Cidade a Pé é uma realização da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, com o apoio do Banco Mundial.
*Texto desenvolvido por Du Dias e originalmente publicado no Portal Mobilize.
Notícias relacionadas
Todas as notícias >

Mesa redonda: O processo colaborativo como caminho para desenhar projetos

Organizações se articulam em ação na Semana da Mobilidade 2019 promovida pela WRI Brasil.

Intervenção temporária garante maior segurança e conforto aos pedestres em área na zona leste de São Paulo

Oficina de leituras urbanas da Cidade Ativa faz parte da programação da Semana de Engenharia Civil da Unesp, no campus de Ilha Solteira
