Lançamento da plataforma Olhe o Degrau: Mapeamento colaborativo das escadarias de São Paulo

08/10/2014 | por cidadeativa

Ajude a mapear as escadarias de São Paulo! Está no ar a plataforma Olhe o Degrau, desenvolvida em conjunto com o Cidadera.

Apesar das escadarias estarem espalhadas em toda a cidade, interligando bairros importantes e ruas principais, não há um trabalho significativo disponível sobre este tema, nem mesmo um banco de dados confiável com localização das escadarias e suas características.

Queremos aumentar o reconhecimento sobre as escadarias e permitir que pessoas perceberem que estas poderiam ser parte de suas rotinas diárias e que podem ser incorporadas como atalhos em rotas de pedestres. Além disso, entendendo como conectar escadas e a rede de calçadas existente, podemos aumentar o uso do transporte ativo e reduzir o uso de veículos particulares na cidade, amenizando as crises de mobilidade que São Paulo está enfrentando atualmente.

Foram inicialmente sugeridas categorias (zig-zag, entre muros, em área verde, ou ao longo de casas, etc) para classificação das escadarias encontradas. O usuário é também convidado a incluir uma fotografia e descrição do espaço. Pretendemos, assim, iniciar um catálogo destas escadas e, quem sabe um dia, poder oferecer um guia de visitação das escadarias de São Paulo.

Participe! Marque a sua escadaria no mapa!