Bela Rua apresenta a ferramenta (Rua)3 e promove diversas atividades em praça. Cidade Ativa está lá!

01/08/2014 | por cidadeativa

Exposições, shows, oficinas, rodas de leitura, palestras e até um festival de curtas fazem parte da programação que começa dia 28 deste mês e se estende até 17 de agosto.

Idealizada por Jeniffer Heemann, Renato Forster e Juliana Barsi, a associação Bela Rua criou a ferramenta (Rua)³ que proporcionará diferentes atividades na Praça Oliveira Penteado, localizada no bairro do Butantã, em São Paulo. O objetivo é oferecer uma nova experiência e transformar o ambiente pouco frequentado pela vizinhança para que ele se torne atrativo.

(Rua)³, ou Rua ao Cubo, é um cubo gigante e itinerante que transforma, temporariamente, qualquer espaço público em um lugar de convívio, arte e lazer. Projetado em parceria com as arquitetas Rebeca Grinspum e Ananda Albuquerque Lavor, o cubo disponibiliza bancos, mesas, jogos, plantas e o que mais for necessário para oferecer novos usos a um local.

“Só existe uma forma de transformar um espaço vazio na cidade em um lugar realmente inspirador para as pessoas: ouvindo quem está lá todos os dias e criando o projeto com eles”, é assim que Jeniffer define os projetos desenvolvidos pelo grupo. Por isso, a intenção é ir percebendo ao longo da execução do (Rua)³ quais as demandas e necessidades dos moradores da região da praça para, se for o caso, adaptar ações pré-programadas. “É interessante pra gente lidar com o acaso, perceber na execução como podemos nos adaptar para que a comunidade se envolva cada vez mais com a proposta”, afirma Renato.

Todos os dias toalhas de picnic ficarão disponíveis para as pessoas almoçarem na local, livros, brinquedos e até um jogo de damas gigante também serão disponibilizados. Além disso, a programação é bem extensa e abrange diversas áreas: exposições dos fotógrafos Gustavo Pehrsson e Alex Fisberg, live painting do artista Alex Romano, aulas de yoga, saraus, show da banda Mustache e os Apaches, festival de curtas, bate papo com as escritoras Jana Rosa e Camila Fremder, dentre várias outras atrações.

Mais informações AQUI.